Sobre o congresso

Em laboratório, é preciso fornecer um caldo especial, que cada espécie diferente de microrganismo utiliza como fonte de alimento, conseguindo assim reproduzir-se e atingir populações de milhões de seres vivos em cada mililitro de líquido.

Um fator diferenciador deste congresso é a promoção de comunicações orais para todos os trabalhos

O conceito

A série de congressos Microbiologia 202x : Congresso internacional de microbiologia em língua Portuguesa, será uma organização sem fins lucrativos, que que pretende incentivar os jovens microbiólogos à comunicação com os seus pares, restante comunidade académica e a sociedade em geral sobre a área em que são especializados.

O congresso será inteiramente realizado online, com recurso a ferramentas de videoconferência.

Todos os participantes no congresso terão oportunidade para fazer uma divulgação oral do seu trabalho, que será partilhada, gratuitamente, através do canal da SPM no YouTube.

Estes congressos serão uma oportunidade para os jovens microbiólogos discutirem microbiologia, em língua Portuguesa, enquanto aperfeiçoam as suas capacidades de comunicação. Pretende-se também criar uma oportunidade de networking para jovens microbiólogos.

Públicos-alvo

Esta série de congressos tem como público-alvo os jovens investigadores (estudantes do ensino superior ou doutorados há menos de 5 anos) em países de lingua oficial Portuguesa. Embora este seja um congresso científico, tem também como objetivo a divulgação da microbiologia para o público geral, pelo que a linguagem utilizada deverá ser compreensível por um público não especializado.

Um congresso que promove o intercâmbio de ideias e a discussão de temas científicos

Tendo em conta o conceito diferenciador deste congresso, a participação estará limitada a um número reduzido de jovens microbiólogos, de forma a promover a troca de ideias entre todos os participantes. O número de trabalhos a apresentar será assim limitado, dependendo da tipologia de apresentações selecionada, que ficará a cargo da comissão científica, tal como explicado aqui.

Quer saber mais sobre a Sociedade Portuguesa de Microbiologia?