Dicas para gravar vídeos para o “Ciência em vídeo curto”

Alguns meios de cultura permitem-nos visualizar características do metabolismo das bactérias – meios diferenciais. O meio de cultura Manitol-Sal permite distinguir as bactérias fermentadoras do Manitol (meio torna-se amarelo) ou não fermentadoras de manitol (meio mantém-se vermelho). Este meio de cultura é também seletivo pois apenas permite o crescimento de microrganismos que conseguem crescer na presença de elevadas concentrações de sal.

Só serão considerados os vídeos submetidos de acordo com as regras definidas

Regras dos vídeos a submeter para a categoria “Ciência em vídeo curto

  1. Todos os vídeos deverão ser submetidos com tamanho mínimo de 1280 x 720 (HD) e tamanho máximo de 1920 x 1080 (Full HD).
  2. Os vídeos deverão ter no mínimo 60 e no máximo 90 segundos de duração.
  3. Os vídeos deverão vir submetidos num dos seguintes formatos: Mpeg-4, Avi, Mkv, Wmv.
  4. Os vídeos não podem conter música com direitos de autor. Consulte este site para obter músicas gratuítas que pode usar nos seus vídeos.

Exemplos de plataformas de apoio à criação de vídeos

Existem muitas plataformas dedicadas à produção de vídeos recorrendo a software online, nas quais uma grande maioria tem versões grátis (mas mais limitadas). A seguinte lista não pretende ser exaustiva nem reflete qualquer recomendação do Microbiologia 2022, e pretende apenas ser indicativa:

  1. Animaker
  2. Animoto
  3. Explain everything
  4. Moovly
  5. Powtoon

Para editar videos (criados em qualquer plataforma), podem usar o software de acesso livre OpenShot.

Como gravar um vídeo no seu PC?

Existem várias formas gratuitas de fazer um video com a informação que está a ser visualizada no seu monitor. Uma forma simples e que não requer instalação de qualquer software (para quem tem instalado o sistema operativo microsoft windows 10) é recorrendo ao programa game bar. Iniciando o programa, este permite gravar toda a imagem que aparece no seu ecrã, assim como o som do microfone. Para tal basta clicar nas teclas Windows logo key + Alt + R (para começar a gravar e também para terminar o vídeo). Desta forma, pode gravar uma apresentação recorrendo ao powerpoint ou a qualquer outro software que deseje. Veja exemplo aqui.

Alguns exemplos de vídeos de divulgação de ciência

Veja algumas exemplos de pequenos vídeos de divulgação de ciência, nos seguintes links:

Seja criativo e invente a sua própria forma de transmitir ciência!

Já ouviu falar da série de congressos Microbiotec?