
Os microrganismos têm uma tendência natural de formar comunidades, conhecidas como biofilmes, que já foram apelidadas por alguns cientistas como as cidades dos micróbios.
Quer saber um pouco mais sobre nós?
Nuno Cerca (chair do congresso)
Nuno Cerca é o secretário geral da Sociedade Portuguesa de Microbiologia e é investigador Principal no Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho, onde desenvolve investigação na área da microbiologia médica. O seu grupo de investigação foca-se no estudo dos biofilmes associados a infeções nosocomiais causadas pela bactéria Staphyloccocus epidermidis, e também nos biofilmes associados à vaginose bacteriana.
Adelaide Almeida
Adelaide Almeida é Professora Catedrática no Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro e membro do Laboratório Associado Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, sendo coordenadora da Linha Temática “Environment and Health”, onde desenvolve investigação na área da microbiologia ambiental. O seu grupo de investigação foca-se no desenvolvimento de métodos alternativos aos antimicrobianos convencionais para inativar microrganismos patogénicos, incluindo microrganismos multirresistentes e microrganismos formadores de biofilmes.
Ana Sampaio
Ana Sampaio é Professora Auxiliar na Escola de Ciências da Vida e do Ambiente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e investigadora do Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas onde desenvolve investigação na área do ambiente. Atualmente, os seus principais interesses de investigação são a biorremediação de efluentes e resíduos agro-industriais, e a ecologia de fungos em águas superficiais e areias.
Benedita Sampaio Maia
Benedita Sampaio Maia é Professora Auxiliar na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto e investigadora do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, onde desenvolve investigação na área da saúde. Atualmente, os seus principais tópicos de investigação são a microbiologia oral e o microbioma humano na saúde e na doença.
Marta Laranjo
Marta Laranjo é investigadora no Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (grupo da Ciência e da Tecnologia dos Alimentos) da Universidade de Évora, onde desenvolve investigação em microbiologia e biologia molecular, sobretudo na área da Microbiologia dos Alimentos. É ainda Diretora Executiva da Sub-rede em Alimentação & Água da UNIMED.
Teresa Semedo-Lemsaddek
Teresa Semedo-Lemsaddek é investigadora no Centro de Investigação Interdisciplinar em Sanidade Animal da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa, onde desenvolve investigação em microbiologia e tecnologia alimentar. O trabalho desenvolvido centra-se na análise de produtos tradicionais Portugueses, nomeadamente no isolamento e caracterização de bactérias ácido lácticas, avaliação do potencial tecnológico e patogénico e aplicação de tecnologias ómicas.
